segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Imunobiológico - Rituximab (MabThera)



Aqui está uma nova plataforma para o tratamento da AR (Artrite Reumatoide) e para a DM (Dermatomiosite). 
Estou pesquisando ainda mais.. mas qualquer ajuda é válida para uma possível remissão!


O que é o MabThera? 

O MabThera é um concentrado para reconstituição numa solução para perfusão (administração gota-a_gota numa veia). Contém a substância activa rituximab. 

Para que é utilizado o MabThera? 
O MabThera é utilizado em adultos para o tratamento de linfoma não-Hodgkin (um cancro do tecido linfático), leucemia linfocítica crónica (LLC, um cancro dos linfócitos B, um tipo de glóbulo branco) e artrite reumatóide (uma doença que causa a inflamação das articulações). 
No linfoma não-Hodgkin, o MabThera é utilizado para o tratamento dos dois tipos da doença, que afectam os linfócitos B: no linfoma folicular, o MabThera é utilizado em associação com quimioterapia (medicamentos utilizados no tratamento do cancro) nos doentes em estádio avançado não previamente tratados. Pode também ser utilizado como tratamento de manutenção nos doentes com uma recidiva (recaída) do linfoma folicular após tratamento anterior, desde que o linfoma tenha respondido a uma ronda de tratamento anterior. O MabThera é também utilizado em monoterapia (medicamento único) nos doentes em estádio avançado que são resistentes a outros tipos de quimioterapia ou que não responderam a dois ou mais tratamentos de quimioterapia anteriores; nos doentes com linfoma difuso de grandes células B, o MabThera é utilizado em associação com um tipo específico de quimioterapia denominado “CHOP” (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisolona). 

Na LLC, o MabThera é utilizado em associação com a quimioterapia em doentes que não tenham sido sujeitos a tratamento anterior e nos doentes com uma recidiva após tratamento anterior. 
Na artrite reumatóide, o MabThera é utilizado em adultos com doença grave em associação com metotrexato (um medicamento com acção no sistema imunitário). É utilizado nos doentes que não podem receber ou que tiveram uma resposta inadequada a outros tratamentos para a artrite reumatóide, incluindo um inibidor do factor de necrose tumoral (TNF). 
O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica. 



FONTE: http://www.emea.europa.eu



O que é a rituximab?

Anticorpos monoclonais 


Os anticorpos monoclonais são uma classe relativamente nova de substâncias e seu desenvolvimento é um dos maiores avanços no tratamento de linfoma não-Hodgkin nos últimos anos. O anticorpo monoclonal mais freqüentemente usado para o tratamento de linfoma não-Hodgkin é o rituximabe. Rituximabe é eficaz no tratamento de alguns dos tipos mais comuns de linfoma. Em geral, ele é administrado em combinação com a quimioterapia, embora possa ser aplicado isoladamente em algumas circunstâncias. 

Em muitos pacientes, o rituximabe aumenta a eficácia dos outros tratamentos (geralmente a quimioterapia). No linfoma não-Hodgkin indolente , a medicação pode aumentar o tempo da remissão obtida pelo tratamento. No tipo agressivo, a adição de rituximabe à quimioterapia padrão (CHOP)  demonstrou aumentar a chance de cura do paciente e melhorar a sobrevida, em comparação com a quimioterapia sozinha. 

E o mais importante, os efeitos colaterais do rituximabe associados à infusão geralmente ocorrem só durante a administração da medicação e diminuem nas doses subseqüentes; sua administração concomitante com o regime quimioterápico não causa qualquer aumento significativo nos efeitos colaterais da quimioterapia escolhida. Efeitos colaterais com persistência superior a alguns minutos ou horas são raros e, em geral, sem qualquer relevância clínica.

Modo de ação
Diferentemente da quimioterapia e da radioterapia, que atuam de maneira menos específica, o objetivo do tratamento com anticorpos monoclonais é o de destruir as células do linfoma não-Hodgkin de modo programado, sem causar dano aos outros tipos de células do corpo. 

Todas as células possuem marcadores de proteína em sua superfície, conhecidos como antígenos. Os anticorpos monoclonais são projetados em laboratório para reconhecer especificamente marcadores protéicos especiais na superfície de algumas células de câncer. A seguir, o anticorpo monoclonal “se fecha” sobre essa proteína. Essa ação ou desencadeia um processo de autodestruição da célula ou sinaliza o sistema imune do corpo para atacar e destruir a célula cancerosa.

Por exemplo, o rituximab, o anticorpo monoclonal usado no tratamento de linfoma não-Hodgkin, reconhece um marcador de proteína chamado de CD20. Esse marcador CD20 é encontrado na superfície de células-B anormais existentes em algumas das formas mais comuns do linfoma não-Hodgkin.

Quando o rituximab se fecha sobre o CD20 na superfície de uma célula-B, a célula pode se autodestruir diretamente ou então alertar as defesas naturais do corpo. Rituximab é eficaz na identificação de células do linfoma para serem destruídas pelo sistema imune, permitindo assim que as células cancerosas sejam agora destruídas. 

O CD20 também é encontrado na superfície de células-B normais, um dos tipos de glóbulos brancos do sangue em circulação no corpo. Isso significa que essas células-B normais também podem ser destruídas com o uso de rituximab. Entretanto, as células-tronco existentes na medula óssea e que evoluem para células-B não possuem o marcador CD20. em sua superfície.

Assim, as células-tronco não são afetadas pelo rituximab e podem suprir o corpo com células-B sadias. Embora a quantidade de células-B normais e maduras fique temporariamente reduzida pelo tratamento, o volume celular volta ao nível anterior após o tratamento. 

Efeitos colaterais
Como ocorre com qualquer medicamento, os anticorpos monoclonais podem provocar efeitos colaterais. Para rituximab, por exemplo, a maioria dos efeitos colaterais é de baixa intensidade. Os efeitos colaterais ocorrem mais freqüentemente durante a primeira sessão semanal, diminuindo de intensidade com as doses subseqüentes. Isso porque há mais células de linfoma presentes durante essa primeira aplicação e que precisam ser identificadas pelo anticorpo monoclonal para serem destruídas pelo sistema imune do corpo. 

Os efeitos colaterais mais comuns são febre, calafrios e outros sintomas semelhantes aos da gripe como dores musculares, dor de cabeça e cansaço. Essas manifestações cessam rapidamente com o término da sessão de tratamento. Às vezes, os pacientes sentem um rubor súbito e sensação de calor no rosto. Essa sensação é muito rápida e curta.

Alguns pacientes sentem náuseas (sentir-se doente) ou vômitos (estar doente). Os medicamentos anti-heméticos são normalmente muito eficazes ou em prevenir esses sintomas ou em torná-los mais toleráveis.

Às vezes, os pacientes sentem dores em algumas partes do corpo nas quais o linfoma se localiza. A dor é geralmente leve e pode ser aliviada com analgésicos comuns. 

Rituximab pode provocar reações alérgicas e os sintomas podem incluir: 

•Prurido ou aparecimento súbito de uma erupção cutânea 
•Tosse, roncos e sibilos ou falta de ar 
•Língua inchada ou sensação de inchaço na garganta 
•Edema ou inchaço causado pelo excesso de fluido nos tecidos corporais.
Reações alérgicas graves ao rituximab são raras e os pacientes são observados durante toda a sessão do tratamento quanto a esses sintomas. Eles deverão comunicar quaisquer sintomas assim que ocorram. Com freqüência, tudo o que se deve fazer é tornar mais lento o ritmo do gotejamento intravenoso ou suspendê-lo por um certo tempo, até que a reação alérgica se resolva. Os pacientes normalmente recebem anti-histamínicos antes da sessão para ajudar a evitar ou reduzir esses problemas.

FONTE: http://www.roche.com.br

107 comentários:

  1. Eu tomo Mabthera para Dermatomiosite. Tem feito milagres na remissão dos meus sintomas, com o rituximabe levo uma vida normal, praticamente sem efeitos adversos. Na verdade, percebo hj dois: candidiases e dermatite. Acredito que a depleção das células B contribuem para o aumento de infecções oportunistas como essas. Alguém mais apresenta esses sintomas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lygia, ainda não iniciei o meu tratamento, mas estou muito otimista para que a remissão seja algo conquistado.
      Há quanto tempo já esta utilizando este tratamento?
      Vou procurar saber sobre as "infecções oportunista" e lhe mantenho informada.
      Obrigada por sua contribuição!

      Excluir
  2. Bom dia meu nome é Fabiano morador de Gyn. Estou em tratamento a dois anos de Polimiosite. faço uso de corticoides, tecnomet, passei por 6 pulsoterapias. Agora espero fornecimento do Estado do rituximabe para começar novo tratamento. Sofro com muita fraqueza no quadril e pernas. Cpk ja chegou a 12.000. Último 7.000. Muita limitação fisica. Esperança nesse novo tratamento. Mantenho informados... fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano, como esta após o inicio do rituxi? Seu CPK reduziu?

      Excluir
    2. Olá Fabiano, moro em Goiânia também e tenho polimiosite, podiamos trocar informações, qual seu e-mail ?
      A imunoglobulina tem me ajudado com a doença.

      Excluir
  3. Faço tratamento com Rituximab para Glomerulonefrite Membranosa. Fiz tratamento com ciclosporina e corticoide mas não surtiu efeito. Fiz uma aplicação de Rituximab em 2012 fiquei sem proteinúria por um ano. Em 2013 nova recidiva de proteinúria, fiz nova aplicação e fiquei sem proteinúria por três anos. Neste ano tive nova recidiva e fiz mais uma aplicação, no momento estou bem e sem proteinúria. Esse foi o única medicamento eficaz para o meu tratamento. É lamentável que esse medicamento seja muito caro.
    Boa sorte a todos e a todas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Estado esta distribuindo.. sabemos que é demorado, mas esta acontecendo... Vamos nos unir ainda mais pra que consigamos ter acesso mais fácil a este medicamento! Não percamos a nossa esperança!
      Força a todos!!

      Excluir
    2. Solicitei o mabthera para síndrome nefrótica no ministério público do Ceará e deu certo. Já fiz as infusões, gostaria de saber de vc com quanto tempo desapareceu a proteinúria?

      Excluir
    3. Que ótimo Daniel! Nos conte como esta sendo o tratamento..

      Excluir
  4. Bom dia, fiz o uso pela primeira vez segunda feira, estou me sentindo com fadiga, irritada com um desconforto porque não consigo dormir. Tenho lupus há dois anos e depois de várias tentativas com plaquetas baixas que chegaram há 2000 somente é várias internações estou acreditando que será só uma fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Bom dia! Realmente eu me sinto bem estranha nos 3 dias seguidos da aplicação.. afinal é uma droga muito forte no nosso organismo.. imagino as transformações nas celulas e tudo.. mas me diz, como se sente agora?

      Excluir
  5. Bom dia, fiz o uso pela primeira vez segunda feira, estou me sentindo com fadiga, irritada com um desconforto porque não consigo dormir. Tenho lupus há dois anos e depois de várias tentativas com plaquetas baixas que chegaram há 2000 somente é várias internações estou acreditando que será só uma fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, Bom dia! Realmente eu me sinto bem estranha nos 3 dias seguidos da aplicação.. afinal é uma droga muito forte no nosso organismo.. imagino as transformações nas células e tudo.. mas me diz, como se sente agora?

      Excluir
  6. Boa tarde, faço uso de rituximab há 3 anos, tenho Sindrome de Sjogrem, foi o único medicamento que fechou a minha ulcera de córnea do olho esquerdo, está sendo muito bom no meu tratamento, me trato no Servidor Público Estadual, tomo uma dose e 15 dias após tomo outra dose.Em nenhuma aplicação tive reação, estou muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, que maravilha saber que esse remédio vem nos ajudando tanto!! Comecei o tratamento em 2014 e os benefícios são visíveis também. Estou muito satisfeita. Nos mantenha informados!

      Excluir
  7. Bom dia, fiz uso do mabthera junto com quimioterápicos e depois por dois anos somente ele, me sinto muito bem, usei para tratamento de linfoma folicular não hodgkin, desapareceram todos os nódulos, fiquem firme no tratamento, façam tudo que o médico pedir, no final verás a recompensa. Sexta-feira tomei minha ultima dose, estou me sentindo bem, dá umas dores no pescoço, mas nada insuportável, tomei a dose sub-cutâneo, fica roxo no local, mas logo passa.

    Tudo de bom a todos aqui.
    Fiquem na Paz de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martha!! QUe ótima notícia!
      Então mais um passo foi concluído!! Me diga, agora você fica só com o imunossupressores?

      Excluir
    2. Olá, estou com linfoma folicular tbm é vou i inciar o tratamento é fico feliz em saber que deu certo com vc Martha

      Excluir
    3. Olá, estou com linfoma folicular tbm é vou i inciar o tratamento é fico feliz em saber que deu certo com vc Martha

      Excluir
    4. Oi Martha, gostaria de conversar com vc. Tive diagnóstico recente de LNH folicular. Comecei agora o tratamento com Rituximab. Se possível me responda.
      Obrigada!

      Excluir
  8. Bom dia, fiz uso do mabthera junto com quimioterápicos e depois por dois anos somente ele, me sinto muito bem, usei para tratamento de linfoma folicular não hodgkin, desapareceram todos os nódulos, fiquem firme no tratamento, façam tudo que o médico pedir, no final verás a recompensa. Sexta-feira tomei minha ultima dose, estou me sentindo bem, dá umas dores no pescoço, mas nada insuportável, tomei a dose sub-cutâneo, fica roxo no local, mas logo passa.

    Tudo de bom a todos aqui.
    Fiquem na Paz de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, boa tarde vc tem um blog gostaria de entrar em contato com vc, meu esposo iniciou a quimio com Mabthera gostaria de saber mais detalhes do seu tratamento, sua historia de vitória é motivadora!

      Excluir
  9. Oi
    Faço uso do Mabthera já faz 5 anos.
    Tenho síndrome de sjogren.
    A doença entrou em remissão e me sinto muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran,
      Que notícia ótima!!
      Parabéns por seu esforço, que não deve ter sido pouco.. pela determinação e temos que agradecer a medicina também.
      Se puder me conte mais sobre sua história e se desejar, posso publica la aqui.
      Meu rmail: moraes.re@gmail.com

      Um grande abraço e até breve!

      Excluir
  10. Oi
    Faço uso do Mabthera já faz 5 anos.
    Tenho síndrome de sjogren.
    A doença entrou em remissão e me sinto muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran.. Mas voce usa continuo?

      Excluir
    2. Fran me explica sobre si doença pois comecei meu tratamento com esse remédio também fui diagnósticada ta levando uma vida normal trabalha ?

      Excluir
  11. Minha filha tem neoromelite óptica e já esta usando o rituximabe bom como a doença dela já estava bem avançada ainda nao deu ora perceber muitas coisas sonuma me chamou a minha atenção as forcas dela melhorou bem eu creio q esse medicamento vai ajudar minha filha a sair da cadeira de rodas e a enchegar novamente restou confiante

    ResponderExcluir
  12. Minha filha tem neoromelite óptica e já esta usando o rituximabe bom como a doença dela já estava bem avançada ainda nao deu ora perceber muitas coisas sonuma me chamou a minha atenção as forcas dela melhorou bem eu creio q esse medicamento vai ajudar minha filha a sair da cadeira de rodas e a enchegar novamente restou confiante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ela teve reações a esse medicamento? Minha esposa também tem essa doença.

      Excluir
    2. Franciele, esse é um medicamento bem poderoso para nos devolver a força e diminuir a CPK. As reações que tive foram bem poucas... Nos deixe informados sobre a situação da sua filha...Bjs

      Excluir
  13. Olá, eu estou usando micofenolato de mofetila e corticoide por 10 anos e só agora estou lutando para o estado ceder o rituximab. Tenho penfigo vulgar e não consegui sair do corticoide estou na esperança de conseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compartilhe conosco se voce conseguiu o rituxi pelo Estado..

      Excluir
  14. Alguém toma o rituximab para a doença de devic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio, no momento sei que estão sendo tratados com rituxi a dermatomiosite, polimiosite.. Vou procurar saber se a Doença de Devic também esta na lista. Logo logo eu respondo..

      Excluir
  15. Sou Daniel 25 anoa e tenho síndrome nefrótica e fiz o tratamento com mabthera de 4 doses de 600mg de infusão endovenosa em 4 semanas. Gostaria de saber em quanto tempo os sintomas da crise passa após as infusões em vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, comigo à partir do segundo ciclo que ja me senti melhor .. em todos os aspectos.

      Excluir
  16. rituximabe pode ser usado no tratamento de mielodisplasia

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se o rituximabe pode ser usado no tratamento de mielodisplasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. sei que esta tratando muito as doenças que acometem os másculos..
      Vou pesquisar e retornarei em breve.

      Grata

      Excluir
  18. Neuromielite óptica, alguém tratou-se com rituxumab? Obteve sucesso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo.. Que eu saiba ainda não.. mas irei pesquisar e informarei o quanto antes.

      Excluir
    2. Eu sim Marcelo, iniciei a pouco mais de um ano. Tive uma recaída, mas nada tão grave quanto as anteriores.

      Excluir
    3. OLÁ GLAUCIA, VOCÊ TAMBÉM TEM NEUROMIELITE? TIVE DOIS SURTOS(MIELITE ) APÓS A SEGUNDA INFUSÃO COM MABTHERA, ATÉ ENTÃO, PROVENIENTE DE EFEITO REBOTE DA MEDICAÇÃO. CONTROLO COM CONTAGEM DE LINFÓCITOS CD19 BIMENSALMENTE. TENHO MUITO FORMIGAMENTO E ESPASMOS NAS PERNAS, NÃO ESTOU CONSEGUINDO CONTROLAR COM BACLOFENO E GABAPENTINA, VOCÊ APRESENTA ALGUNS DESSES SINTOMAS?

      Excluir
  19. Olá, vou iniciar meu tratamento com mabthera hoje para artrite reumatoide, estou com medo mas confiante...as dores são terríveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tem medo. É super tranquilo e suas dores irão sumir 😀💞

      Excluir
    2. Claudia!! que ótima notícia!
      Nos conte como foi a experiencia..
      Você se sentirá muito melhor.. o resultado é mais demorado.. mas logo logo saberá que será muito melhor para voce!

      Excluir
  20. Este medicamento serve para LES? Lúpus eritematoso sistêmico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.. Nas Clínicas também é utilizado para LES. com resultados bem positivos.

      Excluir
  21. Olá!!! Faço tratamento para LES, artrite reumatóide e síndrome de Sjogren. Ontem iniciei o quarto ciclo do rituximabe, este medicamento melhorou a minha qualidade de vida. Acredito que a medicação ainda não é prescrita para o LES, pois só tive indicação médica quando comprovada o quadro de artrite reumatóide e antes realizada a tentativa de outros medicamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana, que bom saber que funcionou tão bem para você... Alguns casos de LES eu já vi prescreverem... e com resultados bem positivos.

      Excluir
  22. bom dia meu filho foi diagnosticado em 2013 com GESF dai foi travado uma luta ele ja fez uso de varios imussupressor (ciclosporina, micofenoleto e ciclofosfamida) e nao sustiu muito efeito, agora o medico prescreveu rituximab mais e muito difícil conseguir pelo sus, dei entrada pelo ministerio publico mais tambem e bem complicado, decidie em compra e muito cara mais o que nao fazemos por um filho quero ver ele bem estou bem esperancosa si Deus quizer vai da certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.. Com certeza trará melhoras a ele. Estou torcendo para que você consiga o medicamento pelo SUS.. Sei que esta em falta..mas alguns casos estão sendo liberados. Nos informe e se houver alguma maneira de ajudarmos.. estamos aqui para se unir e manter a corrente ainda mais forte.

      Excluir
  23. Oi, me chamo Luana tenho 26 anos e sou portadora de miastenia gravis refratária.
    iniciei o tratamento com mabthera em dezembro de 2016, já estou no meu segundo ciclo e confesso que de Janeiro para cá senti uma melhora Absurda, vejo que a cada dia estou mais próxima da remissão da doença.
    Não tenho dúvidas que esse tratamento é abençoado por Deus, pois, já consigo ver os efeitos positivos no meu dia a dia como por exemplo: lavar louça, tomar banho sozinha, vestir minha roupa sozinha, ir até o Supermercado andando... tudo isso para mim são conquistas inimagináveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua.. Que delícia de notícia... Tive essa mesma sensação quando iniciei o Rituxi..
      Estou muito feliz por você e espero que você compartilhe ainda mais suas melhoras..Sinto que quanto mais temos confiança mais chegamos perto da remissão. Força Lua!!

      Excluir
  24. Estou com processo contra a União pra receber o mabthera para síndrome de Sjogren.

    ResponderExcluir
  25. Comecei meu tratamento sexta-feira com RITUXIMABE para síndrome de sjogren e já estou sentindo melhora em meus olhos!!!!
    Graças a Deus🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fazem 5 dias que tomei o RITUXIMABE e já sinto grande melhora em meus olhos!!!

      Excluir
  26. Olá,
    Meu no é Paulo Cezar Fernandes. Tenho Síndrome de Lewis Sumner - Monoreuparia periférica adquirida, segundo o
    Médico através da vacina H1N1 - gripe.
    Fiz um tratamento inicial com Imunoglobulina - 48 frascos, mas sem resultados satisfatórios. Iniciei o tratamento com Rituximabe há 2 semanas - metade do tratamento, são quatro semanas, 5 ampolas de 100mg por semana. Na primeira aplicação tudo normal. Na segunda aplicação que foi ontem, Já em casa, 6 horas após, falta de ar, taquicardia, glicemia em 230. Hoje Pela manhã glicemia de 120 e rubor facial. Não consegui dormir mesmo com medicação - stilnox. Urinei a noite toda. Sensação de cansaço e fraqueza e muita fome. As dores porém estão um pouco melhores, as pernas mais leves. Espero que de resultado para voltar a caminhar normalmente. Alguém se identifica com a síndrome ou os efeitos colaterais do Rituximabe ?
    Grato e boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  27. Olá Renata,
    Tudo bem?

    Você faz seu acompanhamento médico onde?

    Faço no Hospital das Clinicas de São Paulo...

    ResponderExcluir
  28. Olá!Uso Rituximabe a mais de tres anos.Tomo a medicação de seis em seis meses e a três semanas atrás descobrir q estou grávida.Estou preocupada,não pude ir ainda até minha reumatologista pois estou de repouso solicitado pelo obstetra. Queria muito saber se meu BB corre o risco de nascer com algum problema por causa do hituximabe? Mais tenho muita fé em Deus e creio q Ele tá no controle de tudo!

    ResponderExcluir
  29. Gente esquecir de falar meu nome. Me chamo Juliana e sou portadora de artrite desde os meus 13 anos. Há 20 anos q sofro com essa enfermidade

    ResponderExcluir
  30. Olá, a minha esposa usa o ritoximab desde de 2015 ate a data atual para o tratamente de esclerose multipla, aparentemente sem efeitos colaterais visíveis, somente uma grande fadiga no dia da infusão (sendo 3 horas e meia de infusão) de 6 em 6 meses.
    O protocolo é prescrito pela Profa. Dra. Soniza Alves Leon, ela dirige um centro de pesquisa dendro da UFRJ lincado a vários outros centros de pesquisas pelo mundo a fora.
    "Tudo" que é descoberto é compartilhado para os mesmos, a qualidade de vida de minha esposa melhorou, mas nada como era antes, desistir nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão tb se trata com no Fundao com a Dra Soniza. Iniciou Rituximabe essa semana. Tem dois dias q foi medicado e está sentindo muitas dores no pescoço e costas. Ele tem neuromielite optica

      Excluir
  31. Bom dia.
    Meu namorado possui neuromelite óptica. A última médica que fomos recomendou começar o tratamento com.rituximab imediatamente, pois a doença está ativa, apesar de não ter ele não ter tido sintomas.. alguém trata neuromelite com esse medicamento? Como tem sido?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Izabel
    Tenho polimiosite diagnosticada em setembro de 2016.Como cometeu também o pulmão fiz deus sessões de químio com ciclofosfamida.Iniciei o tratamento com Imuran deu alteração no fígado.Dessa fiorma tive a prescrição de fazer o tratamento com Rituximabe
    Solicitei a medicação no Posto de Saúde da minha cidade.Fizersm todos os procedimentos solicitando a medicação
    Hoje fiz minha primeira infusão.Estou passando bem

    ResponderExcluir
  33. Durante a preparação é necessário o uso de capela de fluxo laminar?

    ResponderExcluir
  34. Tenho síndrome de sjogren com acometimento neurológico, meu reumato esta tentando tratamento pelo plano de saúde, como vocês que tem sjogren conseguiram o tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tratamento é todo custeado pelo plano de saúde (Unimed). Continue tentando a há grandes chances de vc conseguir. Boa a sorte!

      Excluir
  35. Também faço uso do rituxi há mais de 6 anos p artrite reumatóide crônica juvenil... apesar da minha doença ser muito agressiva, esse está sendo o tratamento q tive melhores resultados... descobri a doença aos meus 7 anos de idade e, hoje, cm 24 anos posso dizer q levo uma vida normal. Vi alguns comentários acima quanto à dificuldade de conseguir, devido ao alto custo... onde moro, é o meu plano de saúde (Unimed) quem arca com todo o tratamento.. as vezes, quem ainda não conseguiu, pode conseguir dessa forma. Abraço! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bem difícil conseguir pelo SUS. O governo não ajuda cortando subsídios da saúde. Mas para quem tem convenio consegue, com insistência que o convenio pague. Agradeço as manifestações de ajuda de todos para todos.

      Excluir
  36. Boa noite! Meu nome é Katia Rodrigues Crugeiro,diagnóstico de Síndrome Antissintetase, (dermatomiosite e comprometimento pulmonar)desde 2015 com corticoide e imunossupressor. Fiz 10 sessões de pulsoterapia com ciclofosfamida, mas o resultado não foi satisfatório. Farei a primeira sessão de Rituximabe dia 6 de março. Consegui através de ação contra o plano de saúde .Muito esperançosa de cura.Desejo muita saúde para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia! Como você se sente? eles tentaram Gamma? como foi a experiência com o Rituximabe?

      Excluir
  37. Tenho polimiosite já há anos. Mas foi descoberta há 3 anos. Os corticoides não resultaram. Tenho 80 anos. Não tenho força nas pernas. Fiz 2 sessões de retuximabo , separadas por 15 dias. A última terminou em 30 de Outubro. No inverno sentia gelo na sola dos pés isso desapareceu completamente. As pernas continuam sem força. Fiz uma outra sessão há 8 dias, ainda não sinto melhoras significativas. Espero fazer outra sessão para o princípio do mês que vem e depois mais umas duas sessões para Maio/Junho. Tenho esperança que irei melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como estão as dores? que é a parte pior pra gente... espero que tenha sentid uma melhora. Conheço alguns idosos que fizeram rituxie voltaram a andar. o tempo foi um pouco mais lento na melhora. Mas tenha fé! espero que esteja melhor desde Março. Nos informe..

      Excluir
  38. Meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com lupus com acometimento neurologico está fazendo tratamento com ciclosforamida e corticoide e ontem fizemos a 2 dose da ritumaxib são 4 doses . Estamos na esperança que ele volte a falar e melhore o sistema neurológico dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o resultado de 3 meses de tratamento do seu filho? ele esta falando?
      Um abraço, Renata

      Excluir
  39. Boa tarde! MINHA MÃE TOMOU A PRIMEIRA DOSE DE RITUXIMAB PARA O PENFIGO VULGAR ONTEM, A SEGUNDA DOSE SERÁ DAQUI A 14 DIAS, SERÁ QUE DEMORA PARA APARECER O RESULTADO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente depois de 2 ou 3 ciclos (lembrando que cada ciclo são 2 doses com um espaço de 15 em 15 dias aprx). Como ela se sente? nos de informações.

      Excluir
    2. Oii meu pai faz dois dias q fez Ritu para mendigo vulgar, ele já deu uma desenhada.

      Excluir
  40. Bom dia! Meu filho vai tomar rituximabe na propróx terça feira,ele tem neuromielite (devic), gostaria de saber se alguém teve sucesso com essa medicação, para a mielite...ele está fraco e totalmente sem equilíbrio. Eu triste por demais, foi segundo surto com força total.. respondon-me por favor 😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! De todas as pessoas que tenho escutado tem resultados muito positivo com o rituximabe. o que difere é o tempo de efeito e de melhora, que vai de paciente para paciente. Espero que seu filho melhore rápido e possa acalmar seu coração. A nossa luta é difícil, mas quando é nosso filho, parece que dói em dobro. Rituxi, normalmente, depois de 2 sessões dá uma força maior e as células se renovam com mais rapidez nos deixando mais fortes e equilibrados. Tenha fé, acredite do fundo de seu coração. e Confie! Estarei em oração por você. Se puder, nos deixe saber os resultados por aqui.
      Um grande agraço.
      Renata

      Excluir
    2. Os resultados são bons!! Fique tranquila seu filho vai ficar bem!!!

      Excluir
  41. Bom dia, meu nome é Juliana e minha irma Ana Paula vai começar a usar rituximabe para tratar uma doença desmielinizante grave (ela ainda não tem diagnostico, mas a doença dela fica entre (neuromielite, esclerose múltipla ou ADEM), ele teve o primeiro surto aos 13 anos(sem diagnostico durante 15 anos e sem tratamento nenhum) e em dezembro de 2017 com 28 anos teve o segundo surto afetando ainda mais ao equilíbrio, memoria e uma nova a visão(diplopia, nistagmo), tratamos no hospital da Lagoa no RJ e agora como a imunoglobulina e corticoides não surtiram efeito e ela esta em novo surto, o medico agora nos indicou o uso de rituximabe. Tomara que ele surta efeitos positivos sobre essa doença. Gostaria de saber mais sobre esse tratamento.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  42. Oi boa noite. Minha mãe tem dermatomiosite ha 3 anos e faz uso desde então de predinisona e metotrexato. O médico comentou sobre o rituximabe. Mas ele comentou que este medicamento é de difícil acesso para portadores de DM, sendo mais utilizado em artrite reumatoide. Alguem sabe mais informações sobre essa medicação e a DM e também sua autorização pelo sus.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde meu nome é Marinete tenho diagnóstico de miastenia Gravis.fuz Fiz primeira dose de rituximabe mais estou sentindo inchada e vou fazer outra dose daqui 15 dias será que e normal in garganta assim,dou até falta de ar tanto que estou inchada.Sera que demora ver o resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii meu pai ficou 5h recebendo por infusao o Rituxmabe. Dia 26 faz segunda dose, ele ta inchado porq tomava corticóide vc não tomava corticóide antes do Ritu??

      Excluir
  44. Meu nome é Regina. Tomei o mabthera ha 5 duas para artrite reumatoide e ne sinto muito mal. Dores no corpo, fraqueza e dir nas articulações. Alguem pode me falar sobre esses sintomas? Ou como se sentiu ao tomar,

    ResponderExcluir
  45. Oi....bo noite.
    Tenho lupus e sjogren. Iniciarei o tratamento em breve, mas ao ler a bula fiquei um pouco assustada
    Minha pressao artérial é muito alta. Controlo com muitos remédios. Alguem com lupus ja tomou essa medicacao? Obrigado

    ResponderExcluir
  46. Meu pai fez primeira infusao com Rituxmabe para doença autoimune grave.

    ResponderExcluir
  47. Minha filha tem lúpus e neuromielite ela fez a primeira aplicação de retuximabe só q teve um surto antes da segunda dose é está internada,o medico disse q na 2 dose ele começa a agir melhor se Deus quizer pq sofro muito junto com ela .

    ResponderExcluir
  48. Ola eu faco tratamento de púrpura trombocitopenica idiopatica(plaqueta baixa refrataria) e depois de cirticoides,imunoflobulina,quimioterapia,ladogal,tirei baco e outras mais n obtive resposta,por último medico me passou rituximabe,fiquei 2 anos c as plaquetas perfeita e agora tomo de 2 em 2 anos!!

    ResponderExcluir
  49. Olá o médico me receitou rituximabe pra linfoma MALT, ainda não consegui a medicação porque é pelo Estado, e isso demora , mas gostaria de saber quais as reação do medicamento, .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Também tenho linfoma Malt e Anemia hemolitica autoimune. Estou há 1 ano usando Rituximab a cada 2 meses e o linfoma regrediu muito e não tive mais crises de hemolise, pude parar com corticoide. No inicio do tratamento sentia bastante tonturas náuseas e dor de cabeça por uns 10dias após a a infusão, mas agora já não sinto quase nada mais. O tratamento está sendo muito eficaz. Vale a pena. Abs e melhoras.

      Excluir
  50. Boa noite ! Tenho linfima cutâneo celular B , faco o uso de rituximabe seis sessões uma por semana . Remédio muito bom já fiz quatro sessões ! Agora sintomas é cansaço , fadiga , irritação , dores no liga do linfoma é nas articulação pelos menos pra mim com com fé temos força pra chega até final

    ResponderExcluir
  51. Eu não consigo mudar esse email .qual puder me responder por esse email m.souza.chaves@bol.com.br

    ResponderExcluir
  52. Olá,tenho polimiosite trato há anos sem resposta ,o último medicamento foi imunoglobulina agora vou tentar pedi retuximabe ,qro fazer auto hemoterapia junto será q pode ?

    ResponderExcluir
  53. desenvolvi polimiosite em 2013 e passei por quase todos os tipos de medicação, e mesmo assim só piorei com todos eles, exceto a imunoglobulina que é um paliativo, ela não é uma medicação para tratar.
    isso tudo até encontrar o livro da dra. Amy Mayer - DOENÇAS AUTOIMUNES, COMO TRATAR E REVERTER.
    Após seguir os conselhos sobre alimentação do livro dela, não tomo mais medicação, nenhum médico nos conta a causa exata da doença autoimune, ela fala claramente o que acontece nesses casos.
    Atualmente tenho meu CPK alterado ainda, porém, os sintomas de fraqueza e a perda muscular diminuíram drasticamente.
    Meu nome é Themis, meu e-mail é humorreverso@gmail.com, se alguém quiser trocar uma ideia, só me mandar um e-mail que conversaremos por lá.
    Não acreditem em tudo que os médicos dizem, eles não não deuses e não sabem tudo, e muitas vezes não mostram o melhor caminho. Se eu tivesse encontrado esse livro antes, não teria passado nem metade do que passei com essa doença.
    Não desistam de procurar, leiam tudo que puderem e testem, só assim saberão se dá resultado ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te mandar email trato de polimiosite tbm sem melhorar

      Excluir
  54. Tenho Miastenia Gravis com anticorpo MUSK positivo,o que torna o tratamento mais difícil. Está semana fiz a segunda aplicação do Rituximabe, ainda segue estudos sobre esse medicamento para está patologia, mas estou confiante que vai dar tudo certo dessa vez. Estou com alguns efeitos colaterais, mas estou firme.

    ResponderExcluir
  55. Oi Karla está MELHOR c essa medicação?

    ResponderExcluir
  56. Boa noite! Meu nome e sthenya, comecei a usar o retuximab para miastenia gravis, quem aqui tbm usa para essa doença!? Teve efeitos colaterais ? Qnto tempo apra fazer efeito?

    ResponderExcluir
  57. Olá !!
    Tenho fibrose retroperitonial ( síndrome de ormond) começo o tratamento amanhã . Fiquei feliz em ler os comentários de vcs . Estou confiante q Rituximab sutura um efeito positivo em mim .

    ResponderExcluir
  58. Boa noite! Tenho neorite óptica, comecei o tratamento com rituximabe hoje, Estou muito confiante.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário