Achei uma matéria fantástica sobre AZA.. Espero que possa ajudar vocês.. o Thiago me concedeu o direito da divulgação. mais informações: http://aiminhabarriga.com.br/2013/11/tudo-sobre-azatioprina/
Tudo sobre Azatioprina
Primeiro, é necessário saber que a azatioprina é uma droga imunossupressora análoga da purina e utilizada para tratamento de pessoas transplantadas a fim de evitar rejeição ao órgão e também por pessoas com doenças autoimunes, como é o caso da doença de Crohn e da Colite Ulcerativa. A azatioprina é largamente utilizada há mais de 50 anos.
Mas o que são os imunossupressores? Simples, são medicamentos que abaixam a imunidade. Em entrevista para a Revista ABCD, o Dr. Flavio Steinwurz, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou que “os imunossupressores são considerados os remédios de uso oral mais eficazes na manutenção da remissão da doença de Crohn e, além de servirem para tirar a dependência dos corticóides, também favorecem o fechamento de fístulas”.
De uma forma simplificada, nas doenças autoimunes o organismo, através do sistema imunológico, se auto-ataca. O efeito das drogas imunossupressoras é diminuir a força do sistema, induzindo este a agredir menos o organismo. No caso da doença de Crohn, o sistema imunológico ataca o intestino, então os remédios fazem com que essa agressão diminua e, dessa forma, os sintomas também diminuem.
Uma outra informação importante é que os efeitos dos remédios demoram a aparecer. É necessário esperar alguns meses até que se tenha algum benefício. Além disso, é preciso fazer exames de sangue frequentemente para avaliar a função hepática do organismo.
Como eu já havia dito, eu estou utilizado o Imussuprex, mas a azatioprina também pode ser encontrada sob os nomes de Imunen e Imuran. Atualmente, minha dose é de 125mg/dia, mas começou com bem menos que isso. A dosagem de azatioprina receitada depende de vários fatores, como o índice de atividade da doença.