domingo, 2 de junho de 2013

Dermatomiosite e eu




Explicando sobre a Dermatomiosite:

Não é contagiosa!! Quando nascemos estamos “zerados” de imunidade, por isso que tomamos várias vacinas (que são bactérias, vírus..enfraquecidos ou mortos) para que a nossa máquina corpo humano, possa iniciar a fabricação dos anticorpos que nos acompanham e se renovam a cada corpo estranho que entra em nosso organismo, protegendo de todos os males.
O que aconteceu comigo?
ERRO DO SISTEMA OPERACIONAL, ou seja, erro no núcleo onde fabricamos nossos anticorpos.
É uma doença autoimune e rara, pois são duas doenças em uma e não se sabe o porquê deste erro.
Em um determinado momento, o núcleo (onde é fabricado essas defesas) começam a fabricar também células que matam as células boas
, não conseguem mais identificar o que é intruso ou parte do corpo, que neste caso se concentra na pele e nos músculos causando em alguns casos, mialgias (fortes dores musculares), fraqueza, cansaço, disfagia, dificuldade para falar, falta de ar, febre, perda de peso, erupção cutânea, rosto avermelhado, perda parcial ou total dos movimentos, edemas na pele, mãos e cotovelos. As manifestações podem aparecer de forma lenta e gradativa, mas há estudos que afirmam que apenas 30% dos casos manifestam-se de forma aguda.
A fraqueza muscular é o indicativo da presença da doença. Esta pode aparecer lentamente ou de modo súbito, agravando-se dentro de algumas semanas ou meses. Uma vez que as musculaturas próximas ao centro do corpo são as mais acometidas, movimentos como erguer os braços, subir escadas e levantar de cadeiras, por exemplo, podem tornar-se difíceis ou impossíveis em estágio avançado da doença. Quando há o acometimento da musculatura do pescoço, levantar a cabeça é uma tarefa quase impossível. Os músculos afetados na região superior do esôfago levam à dificuldade de deglutição dos alimentos, bem como a regurgitação dos mesmos. Outros orgãos podem ser afetados com diversas doenças, sendo limitados a caixa torácica e aparelho reprodutivo. A necessidade de exames constantes na prevenção do câncer é solicitado periodicamente, sendo as chances maiores que uma pessoa normal.  



Depois de saber de tudo isso, entendi que para tudo tem uma razão e quem sou eu para questionar os mistérios da vida. Confio na medicina, nos meus médicos e tenho minha fé que é inabalável diante dessas dificuldades!

9 comentários:

  1. Olá Renata tudo bem, como está agora?
    Procuro entrar em contato com pessoas que se encontre em mesma situação amigos e familiares também são bem vindos, fui diagnosticada em Dezembro de 2014.
    (51)84767299 meu whats

    ResponderExcluir
  2. Olá Susi, desculpe o atraso na resposta... Estou muito bem! Nem parece que nem andava e mal respirava no inicio de 2013. Iniciei o rituximabe e isso me libertou da Pred.. o que me deixou bem melhor! Irei adiciona la! mas sinta se a vontade para me escrever moraes.re@gmail.com ou aducuinar no face.

    ResponderExcluir
  3. oi Renata eu sou a LARISSA tenho 8 anos também tenho isso no começo eu comecei a me sentir mal as fotos eram com um rosto triste ate a de natal eu ficava feliz mas ninguém conseguia saber porque meu rosto estava triste poque eu etava com dor

    ResponderExcluir
  4. Oi! minha filha, Larissa, foi quem escreveu acima.
    Ela foi diagnosticada com 3 anos.
    O diagnóstico foi bem difícil devido a idade.. isso não é muito comum em crianças...
    Mas agora está medicada em bem, graças a Deus e a Dra. Silvana.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Descobri a poucos dias que tenho esta doença. Estou em busca de informações que me levem ao auto-conhecimento e a esperança de voltar a uma vida quase norma. Estou lendo alguns comentários seus em blog sobre sua melhora, espero podermos trocar informações. Fico feliz em ver comentários de melhoras, me deixa esperançoso.

    E-mail: jorge.alexandre.maciel@gmail.com
    Face: jorge alexandre maciel

    Abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  6. Preciso de um médico que faz tratamento dessa doença dm para uma amiga Minas Gerais fatima-tiola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Maria Wilma Tavares .Fortaleza.estou com Dermatomiosite 15 de dezembro18 está sendo muito difícil ,cada dia aparece outras mazelas e tudo é muito dolorido,mas eu tenho Fé Naquele que tudo pode e todos nós queestamos com essa doença vamos vencer.

    ResponderExcluir
  8. Ola me chamo Elba também tenho essa doença já faz sete anos,cada dia que passa penso que sei como lhe dá com ela, mais todo dia tenho uma surpresa desagradável ,descubro que tem mais coisas pela frente então gostaria de participar de grupos com vcs pra conversamos um pouco mais

    ResponderExcluir
  9. Oi,minha tia foi diagnosticada com essa doença e hoje ela não está bem se encontra na UTI estamos todos triste.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário